Visão geral
A criação da marca do JB-UEPB, surgiu à partir do umbuzeiro como referência, por se tratar de uma planta nativa da caatinga, característica da região semi-árida brasileira, uma árvore frondosa, de copa densa, que produz sombra e um ambiente agradável. Trás todos os elementos que compõem um Jardim Botânico, localizado no exclusivo bioma brasileiro, à caatinga.
Apresentação
O Jardim Botânico da Universidade Estadual da Paraíba (JB-UEPB), está localizado em Campina Grande, Paraíba, Brasil, no agreste paraibano, na parte oriental do Planalto da Borborema, em uma região de transição do Bioma Caatinga (ecótono), sendo o primeiro jardim Botânico público do mundo, situado em área de Caatinga.
Bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional (850 mil km²), principalmente no Nordeste do país (9 estados) e no norte do estado de Minas Gerais. Mesmo sob a influência de clima semiárido, abriga rica biodiversidade e é considerado uma das mais importantes áreas secas do planeta.
Nossa visão
O fruto do umbuzeiro se chama “ymbu”, na lingua tupi-guarani, que significa “árvore que dá de beber”, uma referência a sua característica de armazenamento de água, especialmente da raiz. Como a maioria das plantas na Caatinga, o umbuzeiro perde todas as suas folhas nos períodos de seca, mas volta a florescer assim que começam a cair as primeiras chuvas, qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural.
A planta pode alcançar sete metros, tem tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. As flores são brancas, agrupadas, perfumadas, com néctar que é retirado pelas abelhas para se alimentarem e produzirem mel.
Definição
Em sua obra ‘Os Sertões‘, Euclides da Cunha definiu o umbuzeiro como – a “árvore sagrada do sertão”. Ela é um símbolo para o estímulo à conscientização e às ações de preservação ambiental.